loading

Pode calcular facilmente o tempo de carregamento do seu carro elétrico: divida a capacidade da bateria pela potência de carregamento. Para o Mokka-e: 50 kWh divididos por 11 kW é igual a 4,5 horas. No entanto, a potência de carregamento nem sempre é constante durante o processo de carregamento, o valor exato depende, por exemplo, do estado da bateria.

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O CARREGAMENTO CA E O CARREGAMENTO CC?

Opel, E-Mobilidade

CORRENTE ALTERNADA - CA

Todos os carros elétricos podem ser carregados com corrente alternada. No entanto, uma vez que a bateria só pode armazenar corrente contínua, o carregador de bordo converte a corrente alternada da rede elétrica para corrente contínua. As estações de carregamento CA têm ligações normalizadas (tomadas de carregamento Tipo 2) que fornecem corrente alternada monofásica ou trifásica.


CA significa "corrente alternada", trata-se de corrente elétrica cuja direção muda periodicamente. O carregamento de CA é particularmente adequado se o carro puder ser carregado durante um período de tempo mais longo, como numa caixa de parede.

Opel, E-Mobilidade

CORRENTE CONTÍNUA - CC

Para poder carregar um carro com corrente contínua (CC), é necessária uma estação de carregamento rápido. O conversor no interior dessa estação converte a corrente alternada (CA) da rede elétrica em corrente contínua (CC). Isto significa que a eletricidade não tem de ser convertida no próprio carro elétrico e pode, portanto, ser transmitida diretamente à bateria. Isto garante um processo muito mais rápido.

O carregamento em CC, conhecido como carregamento rápido, deve ser efetuado com muito cuidado, pois pode levar ao sobreaquecimento da bateria e a danos irreversíveis se não forem tidos certos cuidados. Na Europa, a ficha CCS é a norma para o carregamento em CC. CC significa "Corrente Contínua", a corrente elétrica flui numa só direção.

Opel, E-Mobilidade

QUAL É O MELHOR MÉTODO DE CARREGAMENTO?

Pode carregar o seu carro elétrico Opel utilizando corrente contínua ou corrente alternada. Ambas têm vantagens: o carregamento em CA é possível em quase todo o lado, desde as tomadas domésticas até às caixas de parede e postos de carregamento público e é mais barato em comparação com o carregamento rápido. O carregamento rápido em CC é particularmente prático em viagens mais longas.

A corrente contínua permite-lhe carregar a bateria a 80% em apenas 30 minutos. É uma pausa para café prolongada quando se está na estrada. No entanto, um carregamento rápido demasiado frequente pode danificar a bateria - o que fica, compreensivelmente, muito mais caro.

 

ASPETOS QUE DEVE CONHECER SOBRE O TEMPO DE CARREGAMENTO.

QUANTO TEMPO DEMORA A CARREGAR UM CARRO ELÉTRICO?

O tempo que o seu carro elétrico demora a carregar depende de três fatores principais: do nível de carga da sua bateria, da sua capacidade e da potência do carregamento da sua fonte de eletricidade. Numa estação de carregamento rápido (CC), pode carregar a sua bateria até 80% em cerca de 30 minutos. Numa Wall Box com 22 kW pode carregar totalmente o seu Corsa-e em 7,5 horas. Numa posto de carregamento com potência de 3,7 kW demora o dobro do tempo.

QUANTO CUSTA CARREGAR UM CARRO ELÉTRICO?

Depende inteiramente de onde carrega o seu carro elétrico. É especialmente barato se o carregar em casa, porque então apenas pagará o preço médio por kWh da eletricidade doméstica, cerca de 20 cêntimos (Tarifa simples média em 2021). Os custos numa estação de carregamento pública (CA) são de 5 a 10 cêntimos por minuto e numa estação de carregamento rápido (CC), deve esperar pagar 25 a 35 cêntimos por minuto.

QUE FATORES AFETAM OS TEMPOS DE CARREGAMENTO?

Existem vários fatores que podem influenciar o desempenho de carregamento do seu carro elétrico, em particular a temperatura exterior e o nível de carga da bateria - uma vez que esta é otimizada para temperaturas a rondar os 20oC. No inverno ou no verão, o tempo de carregamento pode ser mais longo. Além disso, a velocidade de carregamento é maior quando a bateria está entre 20 e 80% de carga.

Ir para o topo